quinta-feira, 5 de julho de 2007

"Canta a tua aldeia e serás universal"

From: "FARIA JR." - 05 Jul 2007 13:15:15
To: ada@techs.com.br - Subject : Blog - A Rua Cinco é da cidade

Tolstoi tinha razão

Sou paulistano e meu habitat é esta Paulicéia sem eira nem beira. Vez por outra, a trabalho, já passei por muitos lugares deste Brasil continente e, especialmente, por diversas cidades do estado de São Paulo; dentre elas, Araraquara. Confesso que nunca pus os pés no perímetro urbano da cidade. Meus compromissos tangenciaram os limites do município mas não me levaram a tomar contato com a vida, o povo e o cotidiano Araraquarense.

Hoje, à distância, tomo conhecimento de um projeto do governo local para "reurbanizar" a Rua Voluntários da Pátria conhecida, por tradição, como Rua Cinco e que, em seus primórdios nasceu Rua Alegre. Também me chegam notícias do clamor popular pela preservação da Rua Cinco, posto que, ao que tudo indica, o projeto em questão, muito mais que qualificar o sítio como um Boulevard, mas parece que irá descaracterizá-la. Pelo teor dos reclamos há evidências que o intento do governo local não se sensibiliza pelos apelos da população. Contradição típica de um país onde os que se instalam no poder presumem plenipotência para satisfazer seus próprios interesses e não os da comunidade a quem deveriam servir.

Caso esta minha manifestação encontre alguém que a perceba, talvez surja um questionamento sobre o que um paulistano que jamais pisou em Araraquara tem a ver com os destinos de uma rua que, até poucos dias, sequer sabia existir. Digo eu, sem titubear que, por certo, a Rua Cinco não é trajeto que passe por meu cotidiano. Contudo, aqueles que por ela passam, que perto dela vivem merecem toda minha solidariedade.

Vivo numa metrópole que, em nome do progresso, traçou seu curso de crescimento atropelando toda e qualquer consciência quanto à natureza, a memória e a cultura. Assim, fez-se pujante. Hoje, porém, paga um alto preço por isso e tenta, por todos os meios, recuperar aquilo que foi desprezado em sua sanha de constantemente se modernizar. A bem da verdade, demorou até demais para que se percebesse que pouca coisa é mais moderna quanto valorizar a natureza, preservar a memória e fomentar a cultura.

Absurdo é que o exemplo das metrópoles insensíveis que existem pelo mundo afora - como esta em que vivo - não sirva de alerta para outras paragens onde os mesmos erros se repetem. Não consigo compreender porque é tão difícil que se entenda que, por exemplo, preservar a Rua Cinco, é sinal de humanidade, de respeito e consideração pelas pessoas, muito mais do que pela estética urbanística ou pela memória cultural.

Tolstoi já disse: "Canta a tua aldeia e serás universal". Não me envergonho de parafraseá-lo: "Luta pela preservação da Rua Cinco e salvarás teu universo". Preservar a Rua Cinco, portanto, atinge diretamente a mim, porque sou humano e me toca qualquer agressão que coloque em risco o bem estar de meus irmãos.

Obed de FARIA Jr.

Nenhum comentário: