segunda-feira, 9 de julho de 2007


Foto: Luiz Flávio de Carvalho Costa
O desprezo pelo sentimento de uma cidade
TRIBUNA IMPRESSA - 25 de maio de 2007
* Luiz Flávio de Carvalho Costa

"Não somente as pessoas têm sentimento, uma cidade pode tê-lo, quero dizer, um sentimento coletivo. Não encontro uma única pessoa que não lamente a demolição do Teatro Municipal. Causa espanto e tristeza esse novo crime contra Araraquara: a descaracterização da Rua 5. Como pode um pequeno grupo destruir o que nós temos de melhor em nossa tradição urbana? Como pode um prefeito surdo com seus auxiliares dóceis passar por cima do sentimento de uma cidade? Essa insensatez vai custar caro à cidade, mas também à biografia desses irresponsáveis.
Temos ainda esperança de reverter essa desastrada intervenção.
O Compphara e a ADA não podem ficar sozinhos. Espero, talvez ingenuamente, uma posição da Associação dos Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Araraquara. Nossos mais atuantes arquitetos e urbanistas haverão de se manifestar, assim como nossos vereadores, comerciantes, jornalistas, moradores mais atentos aos valores materiais e imateriais da cidade. Infelizmente os estudantes ainda não se sensibilizaram diante de tão grave atentado a um dos mais caros patrimônios de Araraquara – eles poderiam ser uma força formidável contra essa estupidez. Já morremos um pouco com a destruição da Igreja Matriz, com a demolição do Teatro Municipal, com a diminuição dos passeios e o asfaltamento dos paralelepípedos, com as permissões para a construção de edifícios sem recuos, com a destruição das fachadas da Rua 2, com a perda da beleza, carga histórica e funcionalidade do Largo da Câmara. É assim que a alma de uma cidade se esvai.
A descaracterização da Rua 5 será mais um golpe duro em nossa identidade.
Melhor faria o prefeito se usasse esses recursos para recuperar a Praça da Igreja Matriz, ou mesmo simplesmente para fazer a manutenção ( nivelar os paralelepípedos, reformar o calçamento dos passeios, remover o asfalto do cruzamento, substituir os oitis doentes e embutir a fiação elétrica, nada mais do que isso ) dessa rua que é a mais emblemática de Araraquara.
Além do mais, Bulevar dos Oitis é ridículo, eu quero a nossa Rua 5. "

* Luiz Flávio de Carvalho Costa
Prof. Dr. UFRRJ - Historiador da Cidade
Mestre em Ciências Sociais pela Unicamp (1976).
Doutor em História Econômica pela USP (1991).Palestrante Convidado no último mês, para o ato de lançamento da Associação dos Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Araraquara.

Nenhum comentário: