segunda-feira, 2 de julho de 2007

As lágrimas dos Oitis

Um Oiti sangra
em solidariedade
à bela rua.
Olivia Hussey - escritora amadora - Recanto das Letras
Foto: MCR
As lágrimas dos Oitis
Darcy Dantas


"...Já enredada por esse cenário turvo, de repente ouve-se falar que a Rua Cinco vai se tornar um boulevard. Sabendo disso, resolvi, certo dia, tomar outro caminho para chegar até minha casa, obrigando-me a um desvio que me levasse à rua em questão. Deparei-me com um triste espetáculo: as lágrimas dos oitis, que se impõem por sua majestade naquele espaço (talvez meu inconsciente me levasse a essa sensação). Terminei por chorar com aqueles oitis.
A Rua Cinco é um legado histórico e tirar-lhe as características será uma heresia. Já possuímos nosso quartier latin conforme brinca a profa. Dulce Whitaker referindo-se a um espaço onde universidades, livrarias, cafés e casas de lanche se mesclam. Portanto, não necessitamos de um boulevard na Rua Cinco. Esqueçamos todos os desvarios cometidos em nome do progresso e poupemos a rua em questão. Não inventemos elementos de mau gosto para tirar as características de tal rua. Seria um pecado. Talvez seja até o início de seu fim.
Não deixem o Dr. Otávio de Arruda Campos se revolver no túmulo, até porque ele é uma referência de nossa cidade e declamava em verso e prosa toda a beleza da Rua Cinco..."

2 comentários:

Anônimo disse...

Olivia, não me surpreende essa empreitada maluca que estão querendo fazer por aí, na rua 5. Moro numa cidade aconchegante onde a principal praça , que antes, o cartão postal da cidade era um luxo, mas hoje podemos dizer que virou um lixo político, onde, cada prefeito com mais mal gosto que o outro vai transformando e tirando todo o brilho que ela tinha. Na verdade, o que eles querem é fazer obras que apareçam para angariar votos. Vê se algum deles querem fazer obras subterrâneas, onde a verba não aparece? Realmente não existe um infeliz preocupado com o povo, só no benefício próprio!

Força nessa luta, que o povo vença!
Abraços da Nina.

Anônimo disse...

Olá, Olívia ! Estive em Araraquara já fazem muitos anos, mas lembro-me que havia uma rua assim... Acho-a linda como ela é, olhando agora essa foto. Que continue sempre bela e tranquila! Abraços!
Victoria Magna (Elma)